S.A MARIONETAS

Theatrum Puparum

“Por ordem do senhor destas terras que as funções sejam feitas de acordo com a verdade dos acontecimentos e que os bonecos representem fielmente as damas e os senhores dessas historias. Os animadores dos bonecos durante as funções estão proibidos de fazer graças sobre a pessoa do rei e da rainha, das damas, dos cavaleiros e dos senhores dessas historias, ou mesmo ao senhor nosso pai, sobe pena de lhes ser retirada a licença para animar bonecos ou receber um castigo maior citado pelo rei ou pelo senhor destas terras.”

O Theatrum Puparum [teatro de bonecos] conta com 20 marionetas de vara que trabalham num ambiente medieval.
Bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite relatam as histórias de D. Inês de Castro e A Padeira de Aljubarrota. Estas duas peças podem ser apresentadas alternadamente.

Ficha Artística e Técnica


Original de: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira Encenação: José Gil Marionetas: Sofia Vinagre Manipulação: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil Cenografia: Natacha Costa Pereira Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre Costureira: Maria Luísa Gil Pesquisa: Sofia Vinagre, José Gil Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira Estruturas: José Gil Fotografia: SAM Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

| 7 dezembro 2008
| 16h00
| 30m

Género Artístico - Teatro de Marionetas
Público-Alvo: Geral
Faixa Etária: M5

Fotografia ©S.A Marionetas

A Ver Navios

| 15 novembro 2009
| 16h00
| 60m

Género Artístico - Teatro de Marionetas
Público-Alvo: Geral
Faixa Etária: M6

Fotografia ©Cine-Teatro SMA

1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha
com quem tinha anteriormente feito uma coligação.
No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses.
Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.
Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi.
O elenco conta com 22 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.
Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.
Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.

Ficha Artística e Técnica


Texto Original: Sofia Vinagre, Rui Sousa, José Gil e Natacha Costa Pereira Direcção de Manipulação: José Gil Construção das Marionetas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira Figurinos dos Marionetistas: Maria Luisa Valbom Gil Marionetistas: Sofia Vinagre, Rui Sousa, Natacha Costa Pereira e José Gil Músico: Rui Sousa Música Original: Rui Sousa Pintura dos Cenários: Natacha Costa Pereira Estruturas Cénicas: José Gil Pesquisa: Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

Rés Pública

Bordalo Pinheiro e sua personagem mais famosa Zé Povinho encontram-se para em conversa animada, contarem um ao outro os acontecimentos que levaram à implantação da República. Bordalo faleceu antes de tudo acontecer, mas o seu Zé vai-lhe contar como tudo aconteceu. Os artistas contemporâneos da época também assistiram, e aparecem para dar uma pincelada ou um toque de poesia aos acontecimentos.
Um país no caos, um rei apagado, um povo revoltado, e a caricatura ao serviço da tristeza pública.

Ficha Artística e Técnica


Original de: José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira Construção Marionetas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil Manipulação: José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira Pintura: Cenários Natacha Costa Pereira Cenografia: Natacha Costa Pereira Figurinos Marionetas: Sofia Vinagre Pesquisa: Sofia Vinagre Estruturas Cénicas: José Gil Fotografia: Sofia Vinagre Produção: S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos

| 5 outubro 2010
| 16h00
| 55m

Género Artístico - Teatro de Marionetas
Público-Alvo: Geral
Faixa Etária: M6

Fotografia ©João Costa

Fado Portugal - Uma História de Faca e Alguidar

| 3 dezembro 2011
| 21h30
| 60m

Género Artístico - Teatro de Marionetas
Público-Alvo: Geral
Faixa Etária: M6

Fotografia ©Cine-Teatro SMA

Fado Portugal é o retrato social do povo português através da música - fado, onde as personagens do quadro do pintor “Malhoa” ganham vida. Do fado vadio às desgarradas, passando por Coimbra, a Adelaide da Facada e o Amâncio vão viver várias peripécias onde se vai retratar o “ser”, o “sentir” e o “ser português”. Pelo caminho vão encontrar outras personagens com por exemplo “o Lavadinho” que retratam o “FADO Português” desde a rua, passando pelas tavernas e acabando nos salões.
A saudade, a tristeza, a alegria, o partiu uma perna mas teve sorte não foram as duas.

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Ficha Artística e Técnica


Original de José Gil: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira Diálogos: José Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre Construção das Marionetas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil Manipulação: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira Pintura dos Cenários: Natacha Costa Pereira Cenários: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre Estruturas Cénicas: José Gil Pesquisa: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira Fotografia: Sofia Vinagre Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Portucale

Marionetas esculpidas em madeira relatam as aventuras e desventuras da vida de Dom Afonso Henriques.
Portucale conta a fundação de Portugal com o casamento do Conde D. Henrique com D. Teresa, a sua morte, as desavenças de D. Teresa com o seu filho Afonso Henriques a sua aclamação entre os soldados como Rei de Portucale e finalmente o tão desejado reconhecimento do Papa.
Espetáculo de cariz medieval que pode ser apresentado em sala ou na rua.

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Ficha Artística e Técnica


Texto Original: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira Direção de Manipulação: José Gil Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre Pesquisa: Sofia Vinagre Estruturas Cénicas: José Gil Construção das Marionetas: Natacha Costa Pereira e José Gil Produção: S.A.Marionetas Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre Figurinos dos Marionetistas: Sofia Vinagre Pintura das Marionetas: José Gil

| 23 novembro 2014
| 16h00
| 45m

Género Artístico - Teatro de Marionetas
Público-Alvo: Infantil, Escolar, Familiar
Faixa Etária: M4

Fotografia ©S.A Marioneta

Por Este Rio Acima

| 21 novembro 2015
| 21h30
| 11 maio 2019
| 21h30
| 50m

Género Artístico - Teatro de Marionetas
Público-Alvo: Infantil, Escolar, Familiar
Faixa Etária: M12

Fotografia ©Cine-Teatro SMA

A S.A.Marionetas pretende com esta criação homenagear duas obras-primas da cultura portuguesa
– “A Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto e o disco “Por este rio acima” de Fausto Bordalo Dias - através do teatro de marionetas, seguindo para isso a linha ideológica de criação do próprio Fausto, convergindo a tradição com a modernidade. Pretendemos construir uma matéria visual em torno da audição do disco “Por este rio acima” cruzando diferentes técnicas e linguagens performativas, recorrendo essencialmente a uma matéria-prima tão nobre, especificamente característica da nossa região: o vidro e o cristal.
Pretendemos criar marionetas e objetos de vidro e cristal, usar materiais orgânicos como a água, suportes de vídeo, manipular sombras, entre outros meios, para ilustrar a incomensurável viagem que estes dois grandes vultos da cultura portuguesa empreenderam e que queremos também reverenciar.
A utilização da técnica tradicional do teatro de marionetas de sombras aliada ao cruzamento de novas formas de manipulação digital, como o desenho em tempo real projetado no mesmo espaço cénico cria uma nova dimensão visual perceptível pelo público. Criando assim uma nova forma de ver e manipular o teatro de marionetas de sombras.
A apresentação visual deste espetáculo não se restringe somente ao teatro de marionetas de sombras e à imagem digital. Marionetas de manipulação direta e de fios irão também ilustrar a audição de Por este rio acima, e irão interagir com as marionetas de sombras, com o vídeo e com o desenho. As escalas visuais serão diversas, desde a dimensão humana a imagens de 7 metros de altura projetadas em estruturas móveis que se vão transformando organicamente durante toda encenação, criando assim um novo conceito de apresentação de teatro de marionetas, abandonando as tradicionais telas estáticas.
Será utilizada a retro projeção apresentada de forma pouco convencional com técnicas desenvolvidas pela companhia em projetos anteriores, onde o resultado final por vezes se confunde com imagem digital. Através de uma panóplia de técnicas de manipulação e projeção pretende-se essencialmente ilustrar visualmente uma das maiores obras discográficas até hoje produzidas em Portugal, “Por este rio acima” de Fausto Bordalo Dias, retratar a fantástica viagem de Fernão Mendes Pinto, e simultaneamente apresentar o resultado de um trabalho de pesquisa de quase 20 anos.

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Ficha Artística e Técnica


Direção Artística e Encenação: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre Música original: Fausto Bordalo Dias Manipulação: Sofia Olivença Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil Marionetas: Sofia Olivença Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira Marionetas de Vidro: Joana Silva e Jérémy Carvalho / Cencal Cenografia: Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre Manipulação Digital e Desenho em tempo real: Natacha Costa Pereira Figurinos: Sofia Olivença Vinagre Estruturas Cénicas: José Gil Fotografia: Joaquim Pesqueira Vídeo: Olho de Boi Apoios: Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura/DGArtes, Câmara Municipal de Alcobaça, CENCAL, Fundação Calouste Gulbenkian, UNIMA-Portugal, ESDICA.

O Mistério dos Livros Desaparecidos

No Reino onde Joãozinho vivia, a rainha era rabugenta, o rei era mandão, o guarda do castelo era implacável... Tudo corria bem, até que certo dia, "vjerrum", desapareceram todos os livros e letras do reino. Um mistério que ele e os seus amigos vão tentar desvendar, seguindo a única pista que o misterioso ladrão deixou para trás...

Ficha Artística e Técnica


Original de: José Gil; Encenação: José Gil; Cenografia: José Gil; Construção das Marionetas: Bárbara Santos; Manipulação: José Gil; Figurinos das Marionetas: Maria Luísa Valbom; Fotografia: Sofia Vinagre; Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos; Técnica: Marionetas de Mesa

| 24 novembro 2016
| 10h00, 11h30
| 40m

Género Artístico - Teatro de Marionetas
Público-Alvo: Escolar
Faixa Etária: M12

Fotografia ©S.A Marionetas

Projetos Inseridos no programa ArtemRede

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